Sistema de estado da arte no cálculo de sistemas de potência. Permite os cálculos de fluxo de carga, curto-circuito, harmônicas, transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos, proteção de sobrecorrente e distância e confiabilidade, tudo sobre o mesmo banco de dados, totalmente orientado a objeto e generalizado para sistemas mono, bi e trifásicos, CC até CA 1 kHz.

A FIGENER Sistemas é a empresa que comercializa com exclusividade no Brasil o software DIgSILENT PowerFactory e fornece o treinamento necessário para os iniciantes na utilização desta poderosa ferramenta.

O desenvolvimento do programa foi iniciado em 1976, e utilizou o talento e a experiência de engenheiros e programadores com vasta experiência envolvidos diretamente no planejamento, operação e manutenção de sistemas de potência. Sua primeira versão comercial foi lançada em 1983. Em 1995 o programa foi totalmente re-engenheirado para incorporar tecnologias de softwares mais modernas, algoritmos melhorados, base de dados orientada a objeto e interface gráfica 100% compatível com MS Windows.

Desde então o programa vem definindo novos padrões para o mercado em termos de integração e flexibilidade de modelagem, que conquistou empresas dos mais diversos setores em todo o mundo. Atualmente existem mais de 6000 licenças de uso em mais de 100 países. No Brasil, o programa está presente há mais de 15 anos no mercado, e com isso o programa possui licenças instaladas em empresas como indústrias, concessionárias, empresas de engenharia, universidades e institutos de pesquisa. Todo o suporte e treinamento pode ser efetuado tanto em português (local) quanto em inglês (Alemanha).

Para mais informações acesse a página oficial do DIgSILENT

Características Inovadoras

  • Estrutura de redes e dados operacionais dependentes no tempo.
  • Diagramas detalhados de subestação e diagramas gerais de rede.
  • Gerenciamento de bases de dados multi-usuários e interfaces nativas para bases de dados ORACLE, MS-SQL e interface OPC para sistemas SCADA.
  • Simulação de redes CA e CC, balanceadas e desbalanceadas, qualquer tipo de topologia de rede: trifásico a 3 ou 4 fios, bifásicos a 2 ou 3 fios, monofásicos a 2 fios e monofásico com retorno pela terra.
  • Modelos completos para análises de regime permanente, no domínio tempo e no domínio da frequência.
  • Múltiplos gráficos e múltiplos diagramas unifilares.
  • Possibilidade de programação de diagramas de blocos (DSL++) e de rotinas definidas pelo usuário (DPL).
  • Modelos avançados de fontes renováveis e de geração distribuída.

Integração com Sistemas

Integração com GIS

Os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), juntamente com os Sistemas de Gestão de Ativos (AMS), são as principais fontes de dados de topologia de rede e de equipamentos. Muitas concessionárias utilizam as exportações de dados do GIS como uma base para o modelo de rede no PowerFactory. Essas exportações podem incluir dados detalhados da subestação, incluindo topologia, dados de linhas/ cabos, dados de cargas e de geração, coordenadas GPS, diagramas esquemáticos, etc.

A ferramenta integrada de comparação e mesclagem de dados e o mecanismo de controle de versões de projeto suportam perfeitamente a troca de dados frequente com o GIS.

Os motores de cálculo do PowerFactory podem ser diretamente integrados aos sistemas GIS, fornecendo funcionalidades de cálculo, como por exemplo a avaliação de geração renovável conectada à rede de baixa tensão.

Os motores de cálculo podem ser controlados através da API do PowerFactory e por rotinas DPL ou Python. Várias interfaces tais como CIM, UCTE-DEF, OPC e DGS suportam a troca de dados bidirecional com diferentes sistemas.

O adaptador de interface ESB conecta-se a um barramento de serviços de redes corporativas que permite uma moderna troca de dados baseada em mensagens.

O gerenciador de motores de cálculo fornece acesso a vários motores de cálculo do PowerFactory por meio de serviços da Web. A fila e o agendamento internos simplificam a integração do mecanismo em outras aplicações.

Integração com SCADA

A interface OPC do PowerFactory é utilizada mundialmente para a integração em tempo real do PowerFactory com sistemas SCADA. As aplicações variam de Estimador de Estados On-line, funções de modo de simulação (Fluxo de Carga de Despacho, Análise de Contingência, Validação de Manobras) ao Simulador de Treinamento de Despacho com simulação de transitórios de rede em tempo real.

Os fabricantes de controladores usam a interface OPC do PowerFactory para o desenvolvimento de controladores, como por exemplo controladores de redes inteligentes, e sistemas de controle de energia fotovoltaica ou de parques eólicos.

Automação de Processos Empresariais

O PowerFactory suporta processos de planejamento de operação normais da ENTSO-E, como D2CF, DACF e IDCF (Intraday). O processo Intraday é executado como um processo totalmente automatizado e paralelizado.

O adaptador de interface ESB inclui a troca de dados baseada em mensagens, como a previsão de carga, o despacho de gerador planejado, os programas de intercâmbio interfronteiras diariamente, os arquivos UCTE-DEF, os snapshots EMS, os dados de linha dinâmica e de acoplamento de mercado.

O cálculo combinado de redes de média e baixa tensão para o sistema de distribuição de todo um grande país europeu (> 2000 subestações MT) foi automatizado usando o PowerFactory e exportações de dados GIS em massa.

Solicitar Orçamento

Se você se interessou por este software e deseja adquirí-lo, basta acessar a nossa página de contato, preencher os campos solicitados que iremos retornar o contato informando valores de instalação, como também, de treinamentos caso seja necessário.

Requisitos Mínimos

Windows® 8 32, 64-bits ou superior.

Intel® Pentium® ou superior.

8GB de RAM ou mais.

Veja a especificação completa do produto clicando aqui .

Diferenciais

Existem vários pacotes comerciais capazes de analisar a maioria dos problemas em sistemas de potência. Contudo, estes pacotes diferem consideravelmente na sua integração, validade dos resultados e eficiência computacional. Isto se deve à variedade de soluções adotadas para os requisitos fundamentais de softwares modernos tais como: design geral do pacote, estrutura de base de dados, formulação matemática e técnicas de solução, versatilidade e interação funcional.

O PowerFactory é o programa que melhor incorpora todos estes requisitos em um pacote 100% compatível com MS Windows, oferecendo ao usuário os seguintes benefícios e diferenciais:

  • Eficiência e produtividade, garantidas através de base de dados e interface gráfica únicas para todas as funções de cálculo, diminuindo o tempo gasto com modelagem e liberando tempo para a análise de resultados.
  • Flexibilidade, através de um sistema de gerenciamento avançado de variantes de rede e de cenários operacionais, permitindo que o usuário analise facilmente várias alternativas para a melhor solução do problema.
  • Precisão no resultado, através da utilização de modelos válidos para todo o espectro de análises efetuadas, evitando retrabalhos desnecessários e custosos.
  • Melhora da interface engenharia/operação/manutenção, através da formatação de relatórios personalizados e prontos para a aplicação final, e ainda interface direta com pacote MS Office.

Visão Geral das Funcionalidades

Funções Básicas:

    co
  • Análise de fluxo de carga.
  • Análise de curto-circuito.
  • Sensibilidades de fluxo de carga.
  • Análise básica de redes MT/BT.
  • Cálculo dos parâmetros de linha aérea e de cabos.
  • Gerenciador de modelos de rede.
  • Diagramas de rede e recursos gráficos.
  • Resultados e relatórios.
  • Modelos de equipamentos de potência.
  • Vários Conversores e Interfaces de Dados e etc.

Funções Avançadas:

  • Análise de Contingências.
  • Simulação Quasi-Dinâmica.
  • Redução de Redes.
  • Funções de proteção.
  • Análise de Energia Incidente de Arco Elétrico.
  • Análise de Cabos.
  • Qualidade de Energia e Análise de Harmônicas.
  • Avaliação de solicitação de conexão.
  • Ferramentas de redes de transmissão.
  • Ferramentas de redes de distribuição e etc.

Mídia

Monitoramento de Performance e Identificação de Sistemas Dinâmicos. O DIgSILENT PowerFactory Monitor é um sistema de medição que integra as funções de um registrador de faltas e distúrbios e de um monitor de sistemas dinâmicos com funções completas para supervisionar as características de performance dinâmica de um sistema de potência. Além disso, dispõe de rotinas de identificação de parâmetros de sistemas dinâmicos através das medições realizadas.

O PowerFactory Monitor se faz necessário por que possui um conhecimento preciso dentro de sua base de dados da resposta da rede e das características da planta para resolver problemas de estabilidade, operando dentro das margens de estabilidade e para o ajuste ideal dos sistemas de controle da rede e da planta.

Dentre as funções internas do software, destacam-se:

  • Testes de carga de gerador, motor e alimentadores em geral, bem como a identificação de parâmetros.
  • Supervisão e identificação de desempenho do AVR/excitador.
  • Supervisão do motor principal e dos controles associados (controle da caldeira, controle primário, etc.)
  • Ajuste otimizado dos estabilizadores do sistema de potência (PSS)
  • Supervisão de oscilações de eixo.

Para mais informações acesse a página oficial do DIgSILENT

Requisitos Mínimos

Windows® 8 32, 64-bits ou superior.

Intel® Pentium® ou superior.

4GB de RAM ou mais.

Mídia

O DIgSILENT StationWare cria para a sua empresa uma base de dados central para ajustes de proteção baseado na última tecnologia .NET e um sistema de gerenciamento para o cálculo e otimização de ajustes e para gerenciar os diversos parâmetros de comando e controle e efetuar a análise de eventos.

Para mais informações acesse a página oficial do DIgSILENT

Diferenciais

  • Sistema de gerenciamento da proteção independente de fabricante.
  • Banco de dados central de informações a respeito de relés e ajustes.
  • Troca de dados automática com os softwares específicos de cada fabricante.
  • Armazenamento e gerenciamento de documentação técnica e etc.
  • Acesso multi-usuário com interface simples.
  • Integração com o software DIgSILENT PowerFactory.
  • Modelagem do fluxo de trabalho (ciclo de vida).
  • Proteção dos dados / Gerenciamento dos direitos de acesso.
  • Possibilidade de fácil emissão de relatórios (PDF/Excel/XML).
  • Modelos detalhados de relés de proteção.
  • Baseado em Web.
  • Aplicação do tipo Cliente / Servidor.

Requisitos Mínimos

Windows® 8 32, 64-bits ou superior.

Intel® Pentium® ou superior.

4GB de RAM ou mais.

Interface (StationWare e PowerFactory)

  • Adequação dos ajustes entre os modelos do PowerFactory e StationWare.
  • Transferência de parâmetros relevantes.
  • Link estabelecido através de ID dos dispositivos (idênticos no StationWare e PowerFactory).
  • Interface no ambiente PF para a transferência dos ajustes.
  • Importação / Exportação é realizada automaticamente através da execução de DPL específica de cada equipamento (transparente ao usuário).
  • Importação / Exportação definida pelo usuário: todos os dispositivos, sub-conjunto de dispositivos ou um dispositivo.

Mídia