LAIETE SOTO MESSIAS

Engenheiro Mecânico pela Unicamp.

 

Nascimento: 1957

Nacionalidade: Brasileira

Formação: Engenheiro Mecânico pela UNICAMP – 1980.

Pós Graduação: Pelo IPT, na área de tecnologia Ambiental.

Idioma: Inglês, Espanhol

Experiência Profissional:

  • 1981 - C.Greco Engenharia, Estudos e Projetos, Ltda.
  • 1981-2008 - IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo
  • 2008 - FIGENER

Iniciou as atividades profissionais em 1973 (projetista) e depois engenheiro na C. Greco Estudos e Projetos na área térmica e de fluidos. A partir de 1981, como pesquisador do Agrupamento de Engenharia Térmica da Divisão de Engenharia Mecânica do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Atuou no Programa de Conservação de Energia do CNP - Conselho Nacional de Petróleo, na prestação de assistência tecnológica especializada ao setor industrial para o uso racional de energia e substituição de derivados de petróleo por fontes alternativas até 1989.

A partir de 1990 integrou a equipe do Laboratório de Combustão e Gaseificação Industrial do mesmo agrupamento, dedicando-se às atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental na área de combustão industrial com foco em óleos combustíveis ultraviscosos, tendo sido responsável pelo projeto, implantação e operação da Estação de Avaliação de Sprays Combustíveis Industriais (patrocínio Petrobras – CENPES). No Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões (LETMCE) do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas daquele Instituto esteve envolvido na formulação de projetos e no desenvolvimento de trabalhos de apoio especializado às indústrias na área de combustão industrial, com foco na eficiência de conversão de energia e mitigação dos seus impactos ambientais pela redução das emissões atmosféricas.

Desde novembro de 2008 é Engenheiro Senior da FIGENER S.A, tornando-se sócio em 2013.

É instrutor de cursos de combustão industrial níveis de especialização e MBA em diferentes instituições (IPT, USP, UNICAMP e MAUÁ).