FIGENER desenvolve estudos para a UTE Cubatão da Petrobras

A UTE Cubatão será uma usina de cogeração da Petrobras constituída de duas unidades turbogeradoras, uma a vapor e a outra a gás, com capacidade de geração máxima de 216 MW brutos e com capacidade de fornecer até 450 t/h de vapor para a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC).

A energia elétrica gerada será suficiente para atender a RPBC e os consumidores internos, e ainda com um excedente que será despachado para o Sistema Interligado (SIN) através de uma subestação de 295 MVA e de duas linhas de transmissão de 230 kV interligadas à CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

FIGENER está desenvolvendo os seguintes estudos:

  •  Estudo completo de coordenação da proteção dos sistemas de média e alta tensão, com o objetivo de garantir a adequação e a seletividade das proteções elétricas da subestação, das linhas de transmissão 230 kV, transformadores elevadores e auxiliares, e geradores.
  • Estudo de estabilidade termelétrica, com o objetivo de sugerir medidas no sentido de estabilizar o sistema após ocorrências graves tanto no sistema elétrico quanto no sistema térmico. O estudo baseia-se na modelagem integrada completa dos sistemas de vapor e elétrico, incluindo caldeiras, turbinas, estações redutoras de pressão e de alívio de vapor, geradores, subestação e equivalente da rede elétrica nas proximidades da UTE Cubatão.

Para maiores informações entre em contato com Alexandre ou Fábio, tel. (11) 32566999, e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..